Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Prefeitura e Unemat farão audiência pública para discutir plano de mobilidade urbana
MELHORIAS
Prefeitura e Unemat farão audiência pública para discutir plano de mobilidade urbana
08/10/2018 15:56:02
por Lygia Lima
Foto por: Divulgação

A Prefeitura de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso vão realizar a partir de setembro diversas audiências públicas para discutir com a população as propostas que serão apresentadas para a construção do Plano de Mobilidade Urbana.

O plano está em fase de construção e faz parte do convênio firmado entre a Prefeitura e a Unemat com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) que prevê ainda a readequação do Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e a Reestruturação Fiscal e Tributária do município.

O professor doutor Evaldo Ferreira, coordenador do Plano de Mobilidade Urbana, explica que Cáceres é um dos municípios que de acordo com a Lei nº 12.587/2012 tem até abril de 2019 para possuir um plano de mobilidade que atenda as recomendações do Ministério das Cidades. Entre as principais recomendações é que os municípios ao construir sua legislação priorize os meios de transporte não motorizados e o transporte coletivo, e que preveja a integração entre os diferentes meios de transporte.

De acordo com o professor coordenador do projeto, até o momento já foram realizadas diversos estudos técnicos considerando as peculiaridades de Cáceres. “É importante lembrarmos que esse Plano de Mobilidade está sendo construído com uma perspectiva de futuro de 20 anos e levando em conta que Cáceres é uma cidade bicentenária, com vias estreitas e práticas culturais no trânsito, bastante arraigadas”, diz Evaldo.

A secretária municipal de Planejamento, Nelci Eliete Longhi, lembra que a determinação do prefeito Francis Maris Cruz é a de preparar a cidade para os próximos 25 anos. “Estamos trabalhando em diferentes frentes com a Unemat para que possamos deixar nossa cidade preparada para o futuro. Esse plano de mobilidade deve ser construído com a participação da população, opinando sobre como quer que sejam as mudanças em diferentes frentes. Participem das audiências públicas, leiam os documentos, dê sugestões, pois só assim teremos a cidade que tanto queremos”, afirma.

Ações realizadas

Entre as ações já realizadas para Plano de Mobilidade estão os estudos constantes no Plano Diretor que são: aspectos históricos, físico-ambientais, socioeconômicos. Realização de três pesquisas sobre práticas no sistema viário, pesquisa básica sobre origem-destino, que busca saber todos os deslocamentos feitos no dia anterior, as vias utilizadas preferencialmente, meio de transporte utilizado; pesquisa no atual transporte coletivo, nas duas linhas ofertadas pela City Cáceres Transporte para saber quantas pessoas utilizam o transporte coletivo e o nível de satisfação e problemas.

“A partir desses estudos estaremos propondo e levando para a discussão com a população propostas de implantação de vias cicláveis (que compreende ciclofaixas, faixas compartilhas e ciclovias); ordenamento da cidade para deslocamento de pedestres segundo a lei de acessibilidade (NBR 9050); normatização de serviços de carga e descarga; readequação da legislação referente a táxis e mototáxis; regulamentação para estacionamento nas vias públicas e em estabelecimentos comerciais e ainda a proposta para o trânsito e mobilidade na área central da cidade e para algumas vias específicas”, relata o professor Evaldo Ferreira.

Para mais informações acesse: http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/

 
 
Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada